você conhece os desbravadores?

O Clube de Desbravadores é um organização internacional presente em 160 países, com mais de 2 mihões de participantes, que desenvolvem atividades relacionadas ao seu crescimento físico, mental e espiritual. Esse blog tem o objetivo de divulgar suas atividades na Região do Cariri - Ceará.

4.02.2007

RECREAÇÃO


A grande maioria das atividades em nome da recreação que são desenvolvidas em nossos dias na televisão, nos clubes, e em algumas escolas não cristãs , são muitas vezes de caráter desmoralizante, incutindo nos participantes uma inconsciente aversão a moral e disciplina cristã. Porém um grande problema, é que muitas dessas brincadeiras têm sido introduzidas nas atividades recreativas de nossos jovens em suas reuniões sociais de sábado à noite, nos piqueniques e acampamentos.
Não podemos nos esquecer de que, as nossas atividades sociais e recreativas, devem visar o fortalecimento do caráter dos nossos jovens, por isso, como líderes de jovens, pastores ou educadores, nosso dever é mostrar-lhes o valor da correta recreação e de que podemos através dela, testemunhar a outros jovens da nossa origem, dos nossos valores e de nossas crenças.
Esta apostila poderá ser muito valiosa para você e de grande auxilio para o seu trabalho junto aos jovens, porque está embasada em nossos princípios, e busca através de brincadeiras saudáveis, oferecer uma verdadeira RECREAÇÃO a nossa querida juventude


RECREAÇÃO CRISTÃ
I-DEFINIÇÃO

"A recreação na verdadeira acepção do termo recriação – tende a fortalecer e construir. Afastando-nos de nossos cuidados e ocupações usuais, proporciona descanso ao espírito e ao corpo, e assim nos habilita a voltar com vigor ao sério trabalho da vida”. Mensagens aos Jovens pág.362
“O recreio é necessário aos que se acham ocupados em labor físico, e mais ainda, essencial àqueles cujo trabalho é especialmente mental. Não é essencial à nossa salvação, nem para glória de Deus, manter o espírito em contínuo e excessivo labor, mesmo sobre temas religiosos”. Mensagens aos Jovens pág. 392
“É privilégio e dever dos cristãos procurar refrigerar o espírito e revigorar o corpo mediante inocente recreação, com o intuito de empregar as energias físicas e mentais para a glória de Deus”. Mensagens aos Jovens pág. 364

II- DIFERENÇA ENTRE RECREAÇÃO E DIVERSÃO

Recreação tem o sentido de recrear. A recreação tende a fortalecer e construir, afastando-nos dos cuidados e ocupações usuais da vida. Ela proporciona descanso ao espírito e ao corpo e habilita o indivíduo a voltar a sua atividade usual.
Na realidade, é uma atividade físico-mental pela qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer suas necessidades físicas, psíquicas e sociais de cuja realização lhe advém prazer.
A recreação pode ser ativa, quando o individuo participa, e pode ser também passiva, quando a pessoa assiste. Mas na realidade, ela tende a fortalecer e construir, e proporciona descanso ao espírito e ao corpo, habilitando-o a voltar com novo vigor ao sério trabalho da vida. É privilégio buscar alívio para a mente. Na realidade a recreação não busca um fim em si mesma. Ela tem um fim mais elevado.
Por outro lado, divertimento procura dar prazer e muitas vezes é levado ao excesso. É a procura ou contínua sucessão de excitamento e, como resultado, gera apetites e paixões e tem muito daquilo que podemos chamar de invenções humanas. É busca do prazer e do divertimento, traduzido muitas vezes em riso tolo, conversa frívola, onde há extravagância e vaidade.
Divertimento se caracteriza, na realidade, como um fim em si mesmo, e a diferença está aí – ele é egoísta, imediatista, e o fim imediato é a satisfação do eu, é dar prazer.
“Mais do que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo.
para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido”. Mensagens aos Jovens”pág.371

“Muitos dos divertimentos populares no mundo hoje, mesmo entre aqueles que pretendem ser cristãos, propendem para os mesmos fins que os dos gentios, outrora. Poucos há na verdade entre eles que Satanás não torne responsáveis pela destruição de almas”. Lar Adventista pág.515
DE OLHO NOS DETALHES

I- TEMA

Quando você for programar uma atividade tenha em mente um tema, que pode ser qualquer um desde que seja condizente com os princípios cristãos. Este tema é que vai orientar toda sua programação. Por exemplo: Dia do soldado, todas as atividades podem ser de origem militar como labirintos, corrida de canguru, e assim por diante.


II- FAIXA ETÁRIA

Alguns estudantes de Educação Física, na hora de apresentar seus trabalhos recreativos, falham neste detalhe. Montam programas ótimos, porém, para a faixa etária errada, e como saber? É simples. Para você não cometer o mesmo erro, atenha-se para as seguintes regras:
1- A explicação de uma atividade para crianças, nunca terá mais que três graus de dificuldade.
Os graus de dificuldades ou itens de dificuldades, são as fases que a criança tem que cumprir para alcançar o êxito. Ex.: O recreador diz: “- Pedro, você sai deste ponto, vai até lá, volta para cá, sai para ali, volta para acolá, sai de lá, vem até aqui, sobe ali e pula. Entendeu?
Com certeza uma criança jamais entenderia. Agora, se você notar que as crianças respondem bem ao grau de dificuldade apresentada, vá aumentando gradativamente os itens de dificuldade.
2- As explicações para os jovens já são mais complexas e o grau de dificuldade bem mais alto. As fases de dificuldade, mesmo para os jovens, devem obedecer o limite de no máximo seis itens.
3- As explicações para os adultos podem ser de um grau de complexidade cultural mais elevado, porém o nível de atividade mais moderado .
NOTA:
A intensidade das atividades deve estar de acordo também com a faixa etária, procurando não facilitar e também não saturando o físico do indivíduo.
Verifique se alguém possui alguma doença crônica ou cardiovascular. E sempre que a intensidade não for compatível com o estado físico do recreando, deve-se aconselhá-lo a deixar a atividade ou praticá-la com moderação.


III- LOCAL:

A escolha do local determina em grande parte o sucesso ou fracasso da recreação. Existem atividades que são preparadas só para locais pequenos e outras para verdadeiros campos de futebol.
Portanto ao escolher um local, tenha em mente já algumas atividades (para fins de comparação),. e então calcule se o tipo de programação e a faixa etária combinam com o mesmo, pois, locais muito amplos com crianças muito pequenas é sempre um problema, já locais pequenos com adolescentes e jovens o problema é ainda maior. O bom mesmo é seguir estas três regras básicas ,que não são leis, mas que funcionam:
1. Atividades de campo ( caçada, jogos com bola e etc...), se o número de participantes for menor que 30 pessoas, um local de 20 metros por 50 metros está ótimo.
2. Se o número ultrapassar a 30 pessoas e não for maior que 50, um local ideal é de 30x60 metros.
3. Agora, se o número ultrapassar 50 pessoas, alugue um campo de futebol ou um ginásio bem grande e tenha pelo menos duas pessoas como auxiliares.

Agora, se você não pode escolher o local, e o que lhe deram foi uma pequena sala de aula nos fundos da igreja, opte por atividades culturais e menos vibrantes no sentido de manifestações físicas.
Procure sempre deixar o local convidativo e aconchegante.
Você já chegou em uma igreja para um casamento onde todos os arranjos e a decoração lembram-lhe um velório?
Há sempre uma fragrância no ar que anuncia felicidade, por este motivo é muito importante caprichar no local. Alguns balões, fitas e cartazes dão uma luz, um colorido especial aos programas, além de deixar as pessoas mais dispostas as atividades, afinal, sua função é promover alegria e não tristeza.
Use uma decoração uma decoração simples e bem feita. A decoração deve sempre estar de acordo com o tema do programa e de acordo com o nível cultural das pessoas.
Os locais fechados devem possuir sempre uma boa ventilação. Se isto não ocorrer, providencie ventiladores pois o ar “pesado” provoca desconforto, irritação, podendo até estragar o seu programa
Os locais também, na medida do possível, devem apresentar-se bem limpos, quando isto não for possível, pelo menos livre de materiais de sucata ou restos de reformas.
Sem um local não haverá atividade, e em um local mal escolhido, ou mal administrado, geralmente o recreador terá muitos transtornos.

IV-SEGURANÇA

A segurança de nossas atividades deve sempre ocupar um local de destaque no seu planejamento. Afinal, um acidente por menor que seja, será sempre um “acidente”.
Então, tenha muito cuidado com esses detalhes:

1) Local: Como já dissemos, os locais devem ser de acordo com o programa, livres de entulhos , objetos cortantes e bem ventilados.
2) Materiais: Sempre utilizar materiais de boa qualidade, livres de estilhaços ou farpas, e limpos. Daremos maiores detalhes no item V.
3) Atividades: Escolher sempre atividades condizentes, e que não ofereçam riscos desnecessários. Quando for utilizar cordas e nós, certifique-se de que estão bem feitos, e as cordas em ótimo estado, pois dependendo das atividades, um acidente poderá ser fatal. Se for utilizar piscina ou lago, opte por trabalhar quase que no meio dos mesmos, onde a profundidade é segura, e em caso de queda, não haverá tanto risco de choques com o fundo e bordas. No caso de trabalhos em rios ou piscinas, tenha sempre a mão quantas bóias forem necessárias. Se você não dispõem de nenhum destes materiais, ou equipamentos de segurança, evite este tipo de programação .
A segurança sempre deve estar em primeiro lugar, afinal sem ela, será impossível elaborar ou participar, de um programa recreativo.


V- MATERIAIS

Não se faz atividades sem o uso de algum tipo de material. Prepare os materiais sempre com antecedência e verifique antes se os equipamentos estão funcionando caso necessite deles. No caso de utilizar panos, vendas para os olhos ou similares, estes devem estar limpos e livres de perfumes.
Prepare sempre material a mais, afinal é melhor sobrar do que faltar. Serve como sugestão você montar uma bolsa de materiais auxiliares (cola, tesoura, fita, régua, lápis, borracha, grafite, apito, estilete, etc.), isto lhe servirá nas horas menos esperadas..
Em caso de utilizar bóias, colchões, faça um pré-teste com eles. Verifique se a tensão do colchão realmente suporta o peso, veja também se as bóias não estão furadas. Garanta a saúde de sua atividade.


ELABORANDO UM PROGRAMA RECREATIVO


OBJETIVO

O programa recreativo pode ser:

1. Recreação simples: É um programa de atividades humorísticas de cunho puramente hilário. Neste tipo de recreação, você não deverá utilizar atividades de desafio físico, ou intelectual. Usará apenas o humor e trabalhará em um processo de descontração absoluta, que resultará em uma descarga de tensões, que será liberada através do riso dos participantes.

2. Recreação formativa: Define-se como uma recreação que tem o papel de ensinar algo prático e testar as capacidades e aptidões neuropsicomotoras. Esta forma de aplicação procura sempre deixar uma mensagem positiva e gravar no consciente dos participantes práticas que lhes serão úteis hoje, amanhã e sempre.
O fator destreza está intensamente ligado a este tipo de programa, e utilizará sempre, além da força física e agilidade, o intelecto dos participantes, que por sua vez testarão intrinsecamente.

3. Recreação mista: Como já citamos nos outros tipos, esta recreação funde em uma só todas as qualidades das outras recreações, tendo com isto o objetivo de recrear e ensinar.
NOTA: A maior preocupação é aplicar uma atividade que seja condizente com os princípios cristãos, e de ações positivas. Ore sempre antes de um programa, e pratique antecipadamente as atividades a serem desenvolvidas.


SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES

Os professores de educação física, na sua maioria, optam pelo seguinte esquema: sessão de educação física recreativa formativa. Este tipo de sessão possui na sua aplicação três fases. São elas:

1. Aquecimento: elevação dos batimentos cardíacos e preparação articular e muscular para atividades gerais ou segmentadas.

2. Principal: é a fase onde se estabilizará a freqüência cardíaca e se trabalhará a soma e o psique harmoniosamente, sem quebras no ritmo da atividade.

3. Volta à calma: em resumo, é a fase em que a freqüência cardio-respiratória retorna ao seu estado de origem. Obtém-se esta ação mediante atividades relaxantes, ou com pouquíssima movimentação.
Com toda a certeza, esta seqüência é a melhor e mais usada, porém isto não significa que seja uma lei que tenha que ser seguida à risca.


PROGRAMAÇÃO DO TEMPO

Uma sessão recreativa deve ter entre 40 a 60 minutos. Caso a programação prolongue-se por mais tempo, tende-se a diminuir o interesse dos participantes devido ao cansaço e em alguns casos à fadiga. O gostinho de quero mais é o melhor medidor de sucesso que existe, e no qual se pode confiar. Procure então, não satisfazer totalmente os participantes.
Não se esqueça, o melhor é começar com uma atividade calma, em seguida partir para uma atividade de altíssima intensidade. Coloque uma atividade de explosão muscular e conclua com uma atividade absolutamente calma.


O RECREADOR


APRESENTAÇÃO PESSOAL

Independente de onde, como, quando e com quem seja o programa, a apresentação pessoal do recreador deverá ser a mais adequada e correta, assumindo uma postura cristã impecável. Afinal, querendo ou não, ele é o centro das atenções, e como o centro das atenções, suas ações, expressões, vocabulário, aparência pessoal e vestuário, terá grande influência sobre os participantes.

Vestuário

As roupas do recreador não devem ser chamativas. Seu tênis deve sempre estar de acordo com o local e terreno. Ele jamais deverá ser motivo de comentários. Seu agasalho, calça, camiseta ou shorts não poderá ser justo do tipo agarrado. Em caso de roupa de banho, deve usar uma sunga de natação, ou maiô também de natação.


Aparência pessoal

A aparência pessoal, (barba, cabelo,unhas, bom hálito) é importantes para o êxito de um programa.
Um perfume discreto ou desodorante nunca fez mal a ninguém.

Vocabulário

O recreador não deve utilizar vocabulário de "baixa qualidade" para se comunicar com os adolescentes e jovens. Está aí uma valiosa oportunidade de ensinar a importância de uma comunicação verbal aprimorada.
Não use termos pejorativos ou de duplo sentido.
O tom da voz também é importante. Só o altere se for extremamente necessário devido a um grande barulho, jamais o altere para repreender alguém.
Ao falar, fale sempre com o coração. Varie a tonalidade da voz para dar maior interesse ao que você fala. Seja um autêntico cristão.



Gestos

Alguns gestos podem levar os participantes a pensamentos errados. São gestos que entendemos significar uma determinada coisa, porém aqueles que nos assistem ou nos observam interpretam de maneira completamente diferente. Isto ocorre muito em atividades em que se utiliza a mímica como instrumento motivador, ou executor.

COMO APRESENTAR UMA ATIVIDADE

Quando for apresentar uma atividade, certifique-se de que o local, o material e o ambiente estão preparados para a atividade.
Ao explicar uma atividade, procure ser enfático nos pontos principais, não se prenda a regulamentos e entrelinhas pois a prática é a melhor escola.
Fale sempre variando o tom da voz e tente transmitir animação e desafio.
Não permita conversas paralelas durante a explicação. Reforce os pontos principais e sempre motive os participantes com uma palavra de coragem.
Jamais ria ou menospreze alguém, isto somente lhe trará aborrecimentos e desgaste.
Seja gentil com aqueles que demoram compreender. A paciência nestes casos é um dom divino.
Você quer ter sucesso em suas atividades? Então coloque em prática algumas regrinhas:

a) Para crianças: Seja criança, caia por terra literalmente, role com eles, abaixe-se ao falar com algumas delas e procure usar a sua imaginação também. Resumindo, seja de novo uma criança, mas não esqueça que você é um adulto.
b) Para adolescentes: Procure entrar na deles, mas delimite seu espaço, dite as regras e coloque-os para trabalhar Os desafios são ótimos recursos para conquistá-los. Converse com eles sempre. Dê atenção, faça com que se sintam os seres mais importantes do mundo.
c) Para adultos: Seja original, explore os conhecimentos e as habilidades físicas e mentais, não dê margem para os questionadores. Coloque regras simples e as cumpra severamente, faça brotar o senso de companheirismo e ludicidade de cada um. Seja o mais honesto, compreensivo e justo possível e jamais seja áspero sem necessidade. A cortesia e a gentileza fascinam os adultos.
d) Para idosos: Brinque com eles, faça-os relembrar as brincadeiras do passado. Atenção é fundamental e o desafio às habilidades já um pouco debilitadas os motiva. Seja sempre paciente e jamais use palavras de repreensão, sejam eles quem forem pois são mais velhos e lhes devemos respeito acima de tudo. O que eles sabem talvez levemos décadas para descobrir. Seja sempre um amigo verdadeiro.
Se você seguir sempre estes conselhos, suas atividades serão sempre uma benção.



DISCIPLINA

Apenas cumpra as regras de cada jogo ou atividade, isto é recreação e não desporto. Jamais coloque-se como um juiz ou ditador pois as pessoas estão ali para se recrearem e se alegrarem e não para ouvirem sermões ou broncas. Procure explicar muito bem cada regra, não é pecado facilitar ou afrouxar algumas delas para melhor desenvolvimento da atividade. Seja apenas o organizador e motivador.
NOTA: Se em algum caso acontecer de aparecerem {Inimigos exaltados, tome partido pela verdade e procure mostrá-la. Não permita que um mal comportamento reine em suas atividades, pois uma laranja podre pode contaminar uma caixa inteira, se for necessário extirpe-a. Deus é um Deus de ordem.

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