COMO ORGANIZAR ACAMPAMENTOS
INTRODUÇÃO
Realizar um grande evento com a sua sociedade de Jovens não é tarefa fácil, mas é necessário a fim de mantê-la ativa e integrada..
Porém, o sucesso das grandes realizações está intimamente relacionado a importantes detalhes, o qual tentaremos detalhar ao longo deste manual. Porém, é sempre gratificante depois de tanto trabalho e esforço ver os resultados na alegria de centenas e milhares de jovens, que após terem participado, voltam para suas igrejas motivados, unidos, reconsagrados e dispostos a fazerem algo a mais por Jesus.
Se você ainda não experimentou a sensação de realizar um congresso, um acampamento ou campori com os Jovens de sua igreja ou distrito, não perca mais tempo, organize-se e parta para ação, e você vai ver como isso lhe trará uma sensação de bem estar indiscritível.
Naturalmente que esse manual não tem como objetivo esgotar todo o assunto, mas lhe proporcionará algumas orientações seguras que adicionadas a sua criatividade e imaginação, servirão como base para a realização de seus eventos.
ACAMPAMENTOS E RETIROS CRISTÃOS
Muitos líderes não compreendem o porque de se realizar um acampamento de Jovens. Para alguns deixar o conforto e a liberdade de sua casa e submeter-se a disciplina de um acampamento, dormir dentro de uma barraca, usar banheiros coletivos, tomar banhos frios, e enfrentar muitas vezes a chuva, o barro e o frio, não passa de uma loucura.
Porém, tudo isso é nada em relação a tudo o que um acampamento pode acrescentar a vida espiritual, sentimental e social de um jovem.
De acordo com a nossa filosofia de acampamento, “o propósito básico de um acampamento é levar os jovens a um lugar onde eles possam responder e aceitar a Jesus como seu Salvador pessoal”.
Um acampamento é importante porque:
· Estimula o crescimento espiritual;
· Promove o desenvolvimento físico;
· Ajuda a desenvolver relacionamentos sociais;
· Preenche algumas importantes necessidades psicológicas;
· É um agente educacional.
I- DE OLHO NOS DETALHES
Um acampamento não pode ser confundido com um retiro espiritual. Existem algumas diferenças básicas entre eles.
Embora o objetivo deste capítulo seja descrever sobre acampamentos, vamos apenas mencionar o fato de que num retiro a programação é essencialmente espiritual, onde os jovens se reúnem para orações, testemunhos e discussão de temas essencialmente espirituais. Porém, nos acampamentos, a programação se torna um pouco mais diversificada, incluindo:
· Devocionais;
· Estudos dirigidos;
· Recreação;
· Atividades sociais;
· Atividades comunitárias, etc.
Detalhes que determinam o sucesso de um acampamento
1- Data
É importante muito cuidado com a definição da data. Ela precisa ser de interesse comum aos jovens, bem como, na medida do possível, unindo um fim de semana a algum feriado.
A data deve ser cuidadosamente avaliada junto com os demais líderes da igreja, para que outras importantes programações especiais da igreja não venham concorrer com odesta forma uma participação maior de jovens.
Deve ter a aprovação da comissão da igreja , pois com tal apoio ficará muito mais fácil promover o acampamento, conseguir mais recursos e também obter o apoio dos pais.
O ideal é que no calendário anual da sociedade de jovens já conste as datas dos acampamentos.
2- Local
Antes de defini-lo é necessário determinar que tipo de acampamento será feito. O local está intimamente relacionado àquilo que se pretende alcançar no acampamento.
Após definir o objetivo do acampamento, deve-se então sair em procura de um local apropriado. Deve ser de fácil acesso e bem sinalizado.
Considere alguns detalhes antes de defini-lo:
· Distância:
Ela poderá influenciar grandemente no custo final do acampamento, bem como no interesse geral dos jovens. Em final de semana curto sem nenhum feriado, o acampamento deveria ser feito em local próximo para facilitar o acesso daqueles que porventura tenham que chegar um pouco mais tarde e função do trabalho, etc. Quando é possível unir um final de semana a um feriado, pode-se então realizar acampamento em lugares mais distantes.
O ideal é que sempre seja alugado um ônibus para que os jovens possam sair e chegar juntos ao local do acampamento. Ao viajarem juntos, já se começa a criar um ambiente de fraternidade, companheirismo, o que facilitará muito a integração deles no período em que permanecerem juntos no acampamento.
Deve-se também fazer um mapa de como chegar no local, com orientações bem claras para quem vai de carro próprio.
· Estrutura física do local:
Os jovens estão cada vez mais exigentes, por isso, é muito importante alguém da equipe fotografar o local e expor as fotos em lugar visível para que o grupo saiba exatamente o lugar para onde está indo.
Fica muito complicado apenas criar uma expectativa na mente dos jovens sem contudo mostrar-lhes o local. Para tranqüilidade do coordenador do acampamento seria importante tornar o local conhecido em todos os seus ângulos a fim de que todos saibam o que vão encontrar quando chegarem lá.
Se a proposta for acampar com barracas cuide dos seguintes detalhes:
· Ter um bom terreno para fixação das barracas. Se o local for gramado melhor. Fuja sempre de:
· Touceiras de capim - cobras;
· Capim alto - cobras e aranhas;
· Próximo a banhados - mosquitos;
· Encosta de morro - em caso de chuva, poderá ocorrer deslizamento;
· Debaixo de arvores - perigo de raios e quedas de galhos;
· Próximos de apiários - perigo com as abelhas;
· Próximos a rios e lagos quando sujeitos a enchentes e inundações;
· O terreno sobre o qual vamos acampar deve ser muito bem considerado. Solos impermeáveis, como saibros, por exemplo, se forem planos, produzem em caso de chuva um tremendo lodaçal. Procure montar as barracas em terrenos ligeiramente elevados ou mais no topo das inclinações. Deve-se evitar também:
· Terrenos de terra batida - produzem barro e pó;
· Terreno pedregoso - incômodo;
· Solo arenoso - não firma a barraca.
· Verifique se existem banheiros e chuveiros já construídos ou se haverá necessidade de construí-los. Se já existe, verifique o número, para ver se são suficientes. Nunca permita que homens e mulheres usem os mesmos banheiros e chuveiros, mesmo que em horários diferentes. Eles devem estar separados por uma boa distância.
· Cuidado com o vento. É sempre bom montar sua barraca para o lado do vento e para o lado do chovedor ( como dizem os mateiros), lado do horizonte de onde vem a chuva.
· Providencie local coberto para reuniões. É perigoso confiar apenas no bom tempo. Mesmo com um bom tempo corremos o perigo e o incômodo do sol quente e do sereno da noite, que pode prejudicar em muito a programação.
· Tenha um bom local para desenvolvimento das atividades propostas para o acampamento, sejam elas atividades recreativas, de instrução, de sobrevivência, etc.
· Providencie um local para instalação do Posto médico.
· Não se esqueça de um bom local para instalação da cozinha . Ela deve estar bem protegida e preferencialmente embaixo de uma árvore isolada ou beira de mato.
· Verifique a rede elétrica.
· Analise cuidadosamente se a água do local é boa para se beber e cozinhar.
Se a proposta for um acampamento utilizando-se de alojamentos verifique os seguintes detalhes:
· número de quartos (coletivos masculinos e femininos, para casais, etc);
· número de camas;
· número de colchões;
· chuveiros quentes e frios;
· sanitários masculinos e femininos;
· Refeitório. Verifique se existem equipamentos necessários e se é preciso levar: pratos, talheres, copos, louças em geral, panelas etc.
· Local para reuniões. Nem todos os lugares oferecem condições de se ter um local separado para reuniões e refeitório. Nesse caso poderá ser usado o mesmo lugar para ambas as coisas, desde que haja tempo suficiente para arrumação nas diferentes atividades.
· Local para esportes/gincanas. Deve ter o tamanho suficiente para desenvolver atividades coletivas. Caso o local não ofereça quadras de esporte, será necessário montá-las, para isso necessita-se de um bom espaço.
COISAS QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDAS:
· Cadeiras, bancos ou banquetas.
É muito desconfortável ter que sentar no chão, as vezes na grama molhada pelo orvalho ou no chão frio. Deveria se ter o cuidado de providenciar algo em que os jovens pudessem sentar e assistirem as programações. Esse também é um fator importantíssimo que contribui para a reverência nas programações espirituais. Se não existe bancos ou cadeiras no local, os participantes devem ser orientados para levarem seus banquinhos individualmente.
· Som
Um bom sistema de som facilita o desenvolvimento da boa programação. A falta de som prejudica o orador ou instrutor, os cantores etc.
· Coletâneas
Nenhum acampamento deveria funcionar sem que cada acampante tivesse uma coletânea com todas as orientações, músicas, programação etc. A coletânea é fundamental para manter a ordem do acampamento. Muitos após o acampamento, guardam suas coletâneas com autógrafos, recados, telefones de amigos que conheceram, pastores, etc.
· Instrumentos musicais
Embora costumamos usar os playbacks , sempre se faz necessário um piano ou teclado para uma emergência ou até mesmo para alguns que cantam somente com acompanhamento do instrumento.
· Projetor de vídeo , retroprojetor e telão
São recursos indispensáveis para uma boa apresentação de um seminário, um vídeo, um jornal do acampamento. Hoje a maioria dos palestrantes fazem uso do power point e suas apresentações. Para isso se faz necessário tais equipamentos.
· Painel
Um painel faz uma grande diferença no visual de um acampamento. Pode ser produzido em papel, tecido, pintado em madeira, lona etc. Ele ajuda a fixar na mente dos participantes o lema principal do acampamento.
· Nunca coloque no local mais pessoas que o local tenha condições de receber. Isso poderá gerar insatisfação dos participantes.
· Procure mudar as atividades de um acampamento para o outro. A repetição das mesmas atividades e dos mesmos preletores podem gerar desmotivação.
· Não tente fazer em três dias o que só poderia ser feito em cinco. Para que isso não aconteça é necessário uma programação equilibrada, aproveitando bem os espaços, mas não sobrecarregando demais.
· Nunca saia com o grupo, por menor que seja, sem um seguro de vida. O diretor deve procurar agências de seguro e dar aos acampantes no período do acampamento um seguro de vida para despesas hospitalares, acidentes ou até morte.
· Cuidado com julgamentos parciais do tipo: melhor acampante, garota(o) mais bonita(o).
· Cuidado com atividades que discriminem as pessoas e reforcem preconceitos. Todas as atividades do acampamento devem estar abertas a participação de todos sem nenhuma discriminação.
· Cuidado para não constranger alguns participantes com atividades do tipo: “jantar romântico”, que pode ser substituído pelo “jantar da amizade”.
· Não faça do programa uma camisa de força. Seja flexível, aberto(a) para mudanças e sábio(a) para lidar com imprevistos. Se for necessário mudar alguma coisa em relação ao que foi planejado antecipadamente para o melhor da programação, deve ser feito. Promova reuniões diárias de avaliação com o seu grupo de apoio.
· Não queira fazer de seu acampamento uma classe bíblica prolongada. Uma programação essencialmente espiritual deve ser reservado para os retiros espirituais.
· Cuidado com os programas humorísticos. Não tente imitar a TV, usando palavras, jeitos que desonram o nome de Deus.
· Tenha uma boa secretaria do evento funcionando com todas as informações necessárias para quem quiser saber qualquer coisa. Não detenha as informações somente com os coordenadores.
· Tenha uma boa equipe de recepção preparada para alojar e receber a todos com alegria quando estes chegarem no acampamento.
· Se possível tenha rádios para comunicação interna entre os coordenadores. Isso facilitará muito a localização das pessoas e as informações e determinações chegarão bem mais rápidas. Os rádios evitam caminhadas desnecessárias.
· Ao final do acampamento não se esqueça de fazer com todos os acampantes uma avaliação final. Isso poderá ajudá-lo(a) a melhorar muito o próximo acampamento.
II - FORMANDO EQUIPES E DIVIDINDO RESPONSABILIDADES
Para que o coordenador do acampamento não chegue ao final com estafa ou desanimado pela falta de apoio e cooperação, é preciso com muita antecedência preparar sua equipe de trabalho e delegar responsabilidades.
É muito difícil conseguir qualquer apoio na última hora. As pessoas não gostam de serem colocadas na fogueira. Para se ter um bom acampamento é necessário um bom planejamento antecipado da parte de todos os colaboradores. Fique atento as principais atividades e suas responsabilidades.
· COORDENAÇÃO GERAL
É aquele que precisa estar constantemente checando o andamento dos preparativos bem como é o responsável maior pelo evento. Deve convocar e coordenar a comissão de apoio tantas vezes quanto se fizer necessário. Deve estar informado de todos os detalhes e deve supervisionar o bom andamento da programação.
· CAPELÃO
É aquele que realiza todos os devocionais e fica a disposição da coordenação para aconselhamentos especiais. Ao ser convidado deve ser considerado suas características pessoais como: estilo de pregação, envolvimento com os jovens, etc.
· DIRETOR(A) DE PROGRAMAÇÃO
É o responsável por sugerir um modelo de programação que satisfaça as necessidades dos jovens naquele acampamento. Deve recrutar pessoas capacitadas para ajudá-lo nesta desafiadora tarefa. A programação deve ser preparada com bastante antecedência. Nada daquilo que é feito de última hora ou de improviso funciona bem. Quando a programação não é consistente, interessante e espiritual, os jovens perdem o interesse, o que pode desencadear problemas de ordem disciplinar. Dentro da programação os horários devem ser muito bem estabelecidos, inclusive para dormir e levantar. Nenhum jovem deve se sentir no direito de fazer o que bem entender. E para ajudá-lo, é preciso ter uma programação que lhe seja interessante e atrativa.
Equilibre a programação com:
Atividades espirituais:
Palestras;
Dinâmica de grupo;
Painéis de debate;
Musical;
Representação bíblica;
Estudo dirigido;
Momentos de oração;
Momentos de louvor;
Sermões;
Filmes cristãos;
Caminhadas bíblicas;
Fogo do conselho;
Cerimônias especiais (Batismo, Santa Ceia, Investidura de novos líderes JÁ);
Etc.
Atividades recreativas:
Gincanas;
Esportes dirigidos (Vôlei, futebol, basquete, futebol de casais, casados e solteiros, futebol feminino);
Jogos de mesa;
Concursos para grupos;
Hora social com atividades de roda;
Etc.
Atividades sociais
Hora da amizade (Tempo para fazer novos amigos);
Programa social do Acampamento a noite;
Programa humorístico. Deve ser divertido mas não apelativo;
Filmes culturais;
Passeios ecológicos, culturais, etc;
Brincadeiras dirigidas;
Programa dos homens para as mulheres;
Programa das mulheres para os homens;
Concursos variados ( paródias, trovas, poesias);
Etc.
· COORDENADOR(A) DE MATERIAIS
Deve saber com antecedência a programação, para preparar todos os materiais necessários. É responsável pelas coletâneas, retroprojetor, vídeo projetor, microfones, som, materiais esportivos, etc.
· COORDENADOR(A) DA MÚSICA
Ele(a) é responsável pela seleção das músicas que serão cantadas no acampamento, inclusive o hino oficial . Precisa também saber sobre a programação para estabelecer os convites aos cantores solistas e grupos musicais. Fica também responsável pela regência congregacional.
· DIRETOR(A) DE ATIVIDADES SOCIAIS
É responsável pelas atividades sociais do acampamento, tornando a sociabilização do grupo uma realidade. Essas atividades poderão ser desenvolvidas desde o momento que os jovens chegarem no acampamento. Poderá escolher uma boa equipe para assessorá-lo(a), e deverá trabalhar sintonizado(a) com a equipe de esportes.
· DIRETOR(A) DE ESPORTES
Deverá coordenar todas as atividades recreativas e esportivas do acampamento. As atividades deverão envolver o maior número de participantes possível. Deve-se evitar atividades em que poucos participem e muitos apenas assistam.
· EQUIPE DE BEM ESTAR AMBIENTAL
Talvez esse seja um nome chique para equipe de limpeza. Dependendo do caixa do acampamento pode-se contratar uma equipe para manter a limpeza do acampamento impecável. É responsabilidade desta equipe, manter os sanitários, chuveiros, área externa, auditório e refeitório muito bem limpos. Deve providenciar locais para serem depositados os lixos.
· EQUIPE DE COZINHA
Essa equipe deve ser cuidadosamente escolhida. Não deve chefiar a cozinha alguém que não tenha experiência. Uma boa comida é fundamental para o sucesso e a satisfação dos acampantes. A comida é uma daquelas coisas que ninguém esquece num acampamento. Havendo disponibilidade, deve-se contratar alguém que tenha muita experiência em restaurantes, o que facilitará a escolha do cardápio e a elaboração dos alimentos. Não deve ser usado alimentos com carne em acampamentos cristãos. Deve-se estabelecer um cardápio balanceado. Você pode usar:
Jantar: Sopa de legumes; pão; torradas; cevada com leite; frutas; sanduíche natural; suco; sopa doce; bolo; bolacha; leite com chocolate; pizza; iogurte natural; salada de frutas; torta salgada; biscoitos; pastel; vitamina; cachorro quente; pão de queijo.
Desjejum: Cevada com leite; pão com margarina; fruta; mingau de aveia; leite com chocolate; pão com molho salgado; mingau de fubá com coco; chá; leite; biscoito; pão integral; suco de laranja, abacaxi, caju, maracujá, acerola, goiaba, uva ; bolo de cenoura, chocolate; patê de ricota, beringela; sucrilhos; granola; doce de leite; coalhada; ricota temperada.
Almoço: Arroz; feijão; assado de triguilho; salada de pepino, tomate com cebola, cenoura cozida, beterraba cozida, repolho, vagem, rabanete, maionese de batata, mista, soja, escarola, acelga, grão de bico, tabule; Hambúrguer de PTS; farofa; arroz a grega; refogado de glúten; macarronada; kibe vegetariano; Strogonof de glúten; bócolis refogado; lazanha; assado de legumes; lentilha; macarronada alho e óleo e bolonhesa; arroz integral.
Sobremesa: Flan; sagu; Arroz doce; Gelatina com creme; Pêssego em calda; Goiabada.
· EQUIPE DE MONITORES
Esta equipe deve ser formada por pessoas que são aceitas e ouvidas pelo grupo. Suas principais funções são manter a ordem nos horários das programações; estimular a participação dos acampantes, não deixando-os ficar em atividades paralelas; manter o silêncio após o horário para dormir e manter os namorados dentro dos princípios cristãos.
· EQUIPE DE SEGURANÇA
Forme uma boa equipe de segurança. Ela deverá manter a segurança do local, evitando assim que o acampamento fique desprotegido durante o dia e durante a noite. A segurança deve ser feito em forma de rodízio. O ideal é a cada 2 ou 3 horas haver um revezamento. Se houver mulher na segurança, ela deve ser escalada para atividades diurnas, e nunca deve ser colocada para fazer ronda noturna com rapazes. Esse equipe deve ser chefiada por alguém que tenha experiência em segurança.
· EQUIPE MÉDICA
Um bom acampamento não deve funcionar sem a presença de uma barraca para atendimento médico. É muito perigoso realizar algum acampamento sem a presença de um médico devidamente equipado com medicamentos para primeiros socorros. Também a disposição do posto médico sempre deverá ter um carro ou dependendo do tamanho do acampamento uma ambulância. Também é importante se fazer um contato prévio com o hospital mais próximo para casos de emergência.
Se não houver nenhum médico do grupo, é importante que seja contratado e pago os seus honorários. Isso dará mais segurança a todos. Quanto aos medicamentos segue abaixo uma lista sugestiva básica que não deveria faltar:
· Caladryl (creme);
· Hidrafix (soro);
· Novalgina (gotas);
· AAS – adulto e infantil;
· Dôrico (gotas);
· Cataflan – 50mg (comprimidos);
· Buscopan (gotas, comprimidos e injetável);
· Voltaren (comprimidos e injetável);
· Adrenalina (inetável);
· Lasix (injetável);
· Plasil (injetável e gotas);
· Imosec (comprimidos);
· Colestase (comprimidos);
· Isordil (comprimidos);
· Colírio – Lerin (ocular);
· Oncilom A.M.;
· Glicose à 50% (ampolas);
· KC1 (ampolas)
· Otoxyladose (ouvido);
· Fenergan (gotas, solução e injetável).
· EQUIPE DE INFRA-ESTRUTURA
É de responsabilidade desta equipe: Dividir as diferentes áreas do acampamento; construir chuveiros e sanitários se for necessário; providenciar água no acampamento; verificar a rede elétrica e disponibilizar tomadas para serem usadas; montar o palco e fixar o painel. É necessário manter durante o acampamento pessoas a disposição em caso de necessidade.
· EQUIPE DE TRANSPORTE
É responsável pelo transporte de todos os materiais para o acampamento, bem como, providenciar o aluguel do ônibus para que todos os acampantes cheguem juntos no local.
· EQUIPE DE SECRETARIA
Esta equipe desenvolve uma importante atividade na preparação e desenvolvimento do acampamento. Ela prepara todos os formulários para as atividades espirituais, sociais e recreativas; mantém o registro das pontuações das equipes em dia; prepara a ficha de inscrição do acampamento com todas as informações e é responsável pelo recebimento e controle das mesmas; prepara os crachás de identificação de cada acampante; na chegada, todas as coletâneas e materiais informativos são distribuídas por essa equipe.
· EQUIPE DE FINANÇAS
Prepara com antecedência um orçamento detalhado de todas as despesas do acampamento. Controla com o(a) tesoureiro(a) da igreja todas as entradas e saídas para o acampamento. Ao final do acampamento presta um relatório a comissão organizadora e a igreja.
Modelo de orçamento:
Planeje bem tudo o que vai gastar, e nunca gaste mais do que arrecadou.
Receitas
Inscrições R$______________
Patrocínios R$______________
Doação da igreja R$______________
Outros_____________ R$______________
Total de entradas R$______________
Despesas
Aluguel da área R$______________
Transporte de materiais R$______________
Infra estrutura no local R$______________
Convidados R$______________
Aluguel de rádios R$______________
Serviços gráficos R$______________
Painel R$______________
Mão de obra R$______________
Aluguel de som R$______________
Aluguel de equipamentos R$______________
Materiais esportivos R$______________
Alimentação R$______________
Cozinheiras R$______________
Brindes R$______________
Posto médico R$______________
Emergências R$_______________
Outros R$_______________
TOTAL DE DESPESAS R$_______________
Realizar um grande evento com a sua sociedade de Jovens não é tarefa fácil, mas é necessário a fim de mantê-la ativa e integrada..
Porém, o sucesso das grandes realizações está intimamente relacionado a importantes detalhes, o qual tentaremos detalhar ao longo deste manual. Porém, é sempre gratificante depois de tanto trabalho e esforço ver os resultados na alegria de centenas e milhares de jovens, que após terem participado, voltam para suas igrejas motivados, unidos, reconsagrados e dispostos a fazerem algo a mais por Jesus.
Se você ainda não experimentou a sensação de realizar um congresso, um acampamento ou campori com os Jovens de sua igreja ou distrito, não perca mais tempo, organize-se e parta para ação, e você vai ver como isso lhe trará uma sensação de bem estar indiscritível.
Naturalmente que esse manual não tem como objetivo esgotar todo o assunto, mas lhe proporcionará algumas orientações seguras que adicionadas a sua criatividade e imaginação, servirão como base para a realização de seus eventos.
ACAMPAMENTOS E RETIROS CRISTÃOS
Muitos líderes não compreendem o porque de se realizar um acampamento de Jovens. Para alguns deixar o conforto e a liberdade de sua casa e submeter-se a disciplina de um acampamento, dormir dentro de uma barraca, usar banheiros coletivos, tomar banhos frios, e enfrentar muitas vezes a chuva, o barro e o frio, não passa de uma loucura.
Porém, tudo isso é nada em relação a tudo o que um acampamento pode acrescentar a vida espiritual, sentimental e social de um jovem.
De acordo com a nossa filosofia de acampamento, “o propósito básico de um acampamento é levar os jovens a um lugar onde eles possam responder e aceitar a Jesus como seu Salvador pessoal”.
Um acampamento é importante porque:
· Estimula o crescimento espiritual;
· Promove o desenvolvimento físico;
· Ajuda a desenvolver relacionamentos sociais;
· Preenche algumas importantes necessidades psicológicas;
· É um agente educacional.
I- DE OLHO NOS DETALHES
Um acampamento não pode ser confundido com um retiro espiritual. Existem algumas diferenças básicas entre eles.
Embora o objetivo deste capítulo seja descrever sobre acampamentos, vamos apenas mencionar o fato de que num retiro a programação é essencialmente espiritual, onde os jovens se reúnem para orações, testemunhos e discussão de temas essencialmente espirituais. Porém, nos acampamentos, a programação se torna um pouco mais diversificada, incluindo:
· Devocionais;
· Estudos dirigidos;
· Recreação;
· Atividades sociais;
· Atividades comunitárias, etc.
Detalhes que determinam o sucesso de um acampamento
1- Data
É importante muito cuidado com a definição da data. Ela precisa ser de interesse comum aos jovens, bem como, na medida do possível, unindo um fim de semana a algum feriado.
A data deve ser cuidadosamente avaliada junto com os demais líderes da igreja, para que outras importantes programações especiais da igreja não venham concorrer com odesta forma uma participação maior de jovens.
Deve ter a aprovação da comissão da igreja , pois com tal apoio ficará muito mais fácil promover o acampamento, conseguir mais recursos e também obter o apoio dos pais.
O ideal é que no calendário anual da sociedade de jovens já conste as datas dos acampamentos.
2- Local
Antes de defini-lo é necessário determinar que tipo de acampamento será feito. O local está intimamente relacionado àquilo que se pretende alcançar no acampamento.
Após definir o objetivo do acampamento, deve-se então sair em procura de um local apropriado. Deve ser de fácil acesso e bem sinalizado.
Considere alguns detalhes antes de defini-lo:
· Distância:
Ela poderá influenciar grandemente no custo final do acampamento, bem como no interesse geral dos jovens. Em final de semana curto sem nenhum feriado, o acampamento deveria ser feito em local próximo para facilitar o acesso daqueles que porventura tenham que chegar um pouco mais tarde e função do trabalho, etc. Quando é possível unir um final de semana a um feriado, pode-se então realizar acampamento em lugares mais distantes.
O ideal é que sempre seja alugado um ônibus para que os jovens possam sair e chegar juntos ao local do acampamento. Ao viajarem juntos, já se começa a criar um ambiente de fraternidade, companheirismo, o que facilitará muito a integração deles no período em que permanecerem juntos no acampamento.
Deve-se também fazer um mapa de como chegar no local, com orientações bem claras para quem vai de carro próprio.
· Estrutura física do local:
Os jovens estão cada vez mais exigentes, por isso, é muito importante alguém da equipe fotografar o local e expor as fotos em lugar visível para que o grupo saiba exatamente o lugar para onde está indo.
Fica muito complicado apenas criar uma expectativa na mente dos jovens sem contudo mostrar-lhes o local. Para tranqüilidade do coordenador do acampamento seria importante tornar o local conhecido em todos os seus ângulos a fim de que todos saibam o que vão encontrar quando chegarem lá.
Se a proposta for acampar com barracas cuide dos seguintes detalhes:
· Ter um bom terreno para fixação das barracas. Se o local for gramado melhor. Fuja sempre de:
· Touceiras de capim - cobras;
· Capim alto - cobras e aranhas;
· Próximo a banhados - mosquitos;
· Encosta de morro - em caso de chuva, poderá ocorrer deslizamento;
· Debaixo de arvores - perigo de raios e quedas de galhos;
· Próximos de apiários - perigo com as abelhas;
· Próximos a rios e lagos quando sujeitos a enchentes e inundações;
· O terreno sobre o qual vamos acampar deve ser muito bem considerado. Solos impermeáveis, como saibros, por exemplo, se forem planos, produzem em caso de chuva um tremendo lodaçal. Procure montar as barracas em terrenos ligeiramente elevados ou mais no topo das inclinações. Deve-se evitar também:
· Terrenos de terra batida - produzem barro e pó;
· Terreno pedregoso - incômodo;
· Solo arenoso - não firma a barraca.
· Verifique se existem banheiros e chuveiros já construídos ou se haverá necessidade de construí-los. Se já existe, verifique o número, para ver se são suficientes. Nunca permita que homens e mulheres usem os mesmos banheiros e chuveiros, mesmo que em horários diferentes. Eles devem estar separados por uma boa distância.
· Cuidado com o vento. É sempre bom montar sua barraca para o lado do vento e para o lado do chovedor ( como dizem os mateiros), lado do horizonte de onde vem a chuva.
· Providencie local coberto para reuniões. É perigoso confiar apenas no bom tempo. Mesmo com um bom tempo corremos o perigo e o incômodo do sol quente e do sereno da noite, que pode prejudicar em muito a programação.
· Tenha um bom local para desenvolvimento das atividades propostas para o acampamento, sejam elas atividades recreativas, de instrução, de sobrevivência, etc.
· Providencie um local para instalação do Posto médico.
· Não se esqueça de um bom local para instalação da cozinha . Ela deve estar bem protegida e preferencialmente embaixo de uma árvore isolada ou beira de mato.
· Verifique a rede elétrica.
· Analise cuidadosamente se a água do local é boa para se beber e cozinhar.
Se a proposta for um acampamento utilizando-se de alojamentos verifique os seguintes detalhes:
· número de quartos (coletivos masculinos e femininos, para casais, etc);
· número de camas;
· número de colchões;
· chuveiros quentes e frios;
· sanitários masculinos e femininos;
· Refeitório. Verifique se existem equipamentos necessários e se é preciso levar: pratos, talheres, copos, louças em geral, panelas etc.
· Local para reuniões. Nem todos os lugares oferecem condições de se ter um local separado para reuniões e refeitório. Nesse caso poderá ser usado o mesmo lugar para ambas as coisas, desde que haja tempo suficiente para arrumação nas diferentes atividades.
· Local para esportes/gincanas. Deve ter o tamanho suficiente para desenvolver atividades coletivas. Caso o local não ofereça quadras de esporte, será necessário montá-las, para isso necessita-se de um bom espaço.
COISAS QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDAS:
· Cadeiras, bancos ou banquetas.
É muito desconfortável ter que sentar no chão, as vezes na grama molhada pelo orvalho ou no chão frio. Deveria se ter o cuidado de providenciar algo em que os jovens pudessem sentar e assistirem as programações. Esse também é um fator importantíssimo que contribui para a reverência nas programações espirituais. Se não existe bancos ou cadeiras no local, os participantes devem ser orientados para levarem seus banquinhos individualmente.
· Som
Um bom sistema de som facilita o desenvolvimento da boa programação. A falta de som prejudica o orador ou instrutor, os cantores etc.
· Coletâneas
Nenhum acampamento deveria funcionar sem que cada acampante tivesse uma coletânea com todas as orientações, músicas, programação etc. A coletânea é fundamental para manter a ordem do acampamento. Muitos após o acampamento, guardam suas coletâneas com autógrafos, recados, telefones de amigos que conheceram, pastores, etc.
· Instrumentos musicais
Embora costumamos usar os playbacks , sempre se faz necessário um piano ou teclado para uma emergência ou até mesmo para alguns que cantam somente com acompanhamento do instrumento.
· Projetor de vídeo , retroprojetor e telão
São recursos indispensáveis para uma boa apresentação de um seminário, um vídeo, um jornal do acampamento. Hoje a maioria dos palestrantes fazem uso do power point e suas apresentações. Para isso se faz necessário tais equipamentos.
· Painel
Um painel faz uma grande diferença no visual de um acampamento. Pode ser produzido em papel, tecido, pintado em madeira, lona etc. Ele ajuda a fixar na mente dos participantes o lema principal do acampamento.
· Nunca coloque no local mais pessoas que o local tenha condições de receber. Isso poderá gerar insatisfação dos participantes.
· Procure mudar as atividades de um acampamento para o outro. A repetição das mesmas atividades e dos mesmos preletores podem gerar desmotivação.
· Não tente fazer em três dias o que só poderia ser feito em cinco. Para que isso não aconteça é necessário uma programação equilibrada, aproveitando bem os espaços, mas não sobrecarregando demais.
· Nunca saia com o grupo, por menor que seja, sem um seguro de vida. O diretor deve procurar agências de seguro e dar aos acampantes no período do acampamento um seguro de vida para despesas hospitalares, acidentes ou até morte.
· Cuidado com julgamentos parciais do tipo: melhor acampante, garota(o) mais bonita(o).
· Cuidado com atividades que discriminem as pessoas e reforcem preconceitos. Todas as atividades do acampamento devem estar abertas a participação de todos sem nenhuma discriminação.
· Cuidado para não constranger alguns participantes com atividades do tipo: “jantar romântico”, que pode ser substituído pelo “jantar da amizade”.
· Não faça do programa uma camisa de força. Seja flexível, aberto(a) para mudanças e sábio(a) para lidar com imprevistos. Se for necessário mudar alguma coisa em relação ao que foi planejado antecipadamente para o melhor da programação, deve ser feito. Promova reuniões diárias de avaliação com o seu grupo de apoio.
· Não queira fazer de seu acampamento uma classe bíblica prolongada. Uma programação essencialmente espiritual deve ser reservado para os retiros espirituais.
· Cuidado com os programas humorísticos. Não tente imitar a TV, usando palavras, jeitos que desonram o nome de Deus.
· Tenha uma boa secretaria do evento funcionando com todas as informações necessárias para quem quiser saber qualquer coisa. Não detenha as informações somente com os coordenadores.
· Tenha uma boa equipe de recepção preparada para alojar e receber a todos com alegria quando estes chegarem no acampamento.
· Se possível tenha rádios para comunicação interna entre os coordenadores. Isso facilitará muito a localização das pessoas e as informações e determinações chegarão bem mais rápidas. Os rádios evitam caminhadas desnecessárias.
· Ao final do acampamento não se esqueça de fazer com todos os acampantes uma avaliação final. Isso poderá ajudá-lo(a) a melhorar muito o próximo acampamento.
II - FORMANDO EQUIPES E DIVIDINDO RESPONSABILIDADES
Para que o coordenador do acampamento não chegue ao final com estafa ou desanimado pela falta de apoio e cooperação, é preciso com muita antecedência preparar sua equipe de trabalho e delegar responsabilidades.
É muito difícil conseguir qualquer apoio na última hora. As pessoas não gostam de serem colocadas na fogueira. Para se ter um bom acampamento é necessário um bom planejamento antecipado da parte de todos os colaboradores. Fique atento as principais atividades e suas responsabilidades.
· COORDENAÇÃO GERAL
É aquele que precisa estar constantemente checando o andamento dos preparativos bem como é o responsável maior pelo evento. Deve convocar e coordenar a comissão de apoio tantas vezes quanto se fizer necessário. Deve estar informado de todos os detalhes e deve supervisionar o bom andamento da programação.
· CAPELÃO
É aquele que realiza todos os devocionais e fica a disposição da coordenação para aconselhamentos especiais. Ao ser convidado deve ser considerado suas características pessoais como: estilo de pregação, envolvimento com os jovens, etc.
· DIRETOR(A) DE PROGRAMAÇÃO
É o responsável por sugerir um modelo de programação que satisfaça as necessidades dos jovens naquele acampamento. Deve recrutar pessoas capacitadas para ajudá-lo nesta desafiadora tarefa. A programação deve ser preparada com bastante antecedência. Nada daquilo que é feito de última hora ou de improviso funciona bem. Quando a programação não é consistente, interessante e espiritual, os jovens perdem o interesse, o que pode desencadear problemas de ordem disciplinar. Dentro da programação os horários devem ser muito bem estabelecidos, inclusive para dormir e levantar. Nenhum jovem deve se sentir no direito de fazer o que bem entender. E para ajudá-lo, é preciso ter uma programação que lhe seja interessante e atrativa.
Equilibre a programação com:
Atividades espirituais:
Palestras;
Dinâmica de grupo;
Painéis de debate;
Musical;
Representação bíblica;
Estudo dirigido;
Momentos de oração;
Momentos de louvor;
Sermões;
Filmes cristãos;
Caminhadas bíblicas;
Fogo do conselho;
Cerimônias especiais (Batismo, Santa Ceia, Investidura de novos líderes JÁ);
Etc.
Atividades recreativas:
Gincanas;
Esportes dirigidos (Vôlei, futebol, basquete, futebol de casais, casados e solteiros, futebol feminino);
Jogos de mesa;
Concursos para grupos;
Hora social com atividades de roda;
Etc.
Atividades sociais
Hora da amizade (Tempo para fazer novos amigos);
Programa social do Acampamento a noite;
Programa humorístico. Deve ser divertido mas não apelativo;
Filmes culturais;
Passeios ecológicos, culturais, etc;
Brincadeiras dirigidas;
Programa dos homens para as mulheres;
Programa das mulheres para os homens;
Concursos variados ( paródias, trovas, poesias);
Etc.
· COORDENADOR(A) DE MATERIAIS
Deve saber com antecedência a programação, para preparar todos os materiais necessários. É responsável pelas coletâneas, retroprojetor, vídeo projetor, microfones, som, materiais esportivos, etc.
· COORDENADOR(A) DA MÚSICA
Ele(a) é responsável pela seleção das músicas que serão cantadas no acampamento, inclusive o hino oficial . Precisa também saber sobre a programação para estabelecer os convites aos cantores solistas e grupos musicais. Fica também responsável pela regência congregacional.
· DIRETOR(A) DE ATIVIDADES SOCIAIS
É responsável pelas atividades sociais do acampamento, tornando a sociabilização do grupo uma realidade. Essas atividades poderão ser desenvolvidas desde o momento que os jovens chegarem no acampamento. Poderá escolher uma boa equipe para assessorá-lo(a), e deverá trabalhar sintonizado(a) com a equipe de esportes.
· DIRETOR(A) DE ESPORTES
Deverá coordenar todas as atividades recreativas e esportivas do acampamento. As atividades deverão envolver o maior número de participantes possível. Deve-se evitar atividades em que poucos participem e muitos apenas assistam.
· EQUIPE DE BEM ESTAR AMBIENTAL
Talvez esse seja um nome chique para equipe de limpeza. Dependendo do caixa do acampamento pode-se contratar uma equipe para manter a limpeza do acampamento impecável. É responsabilidade desta equipe, manter os sanitários, chuveiros, área externa, auditório e refeitório muito bem limpos. Deve providenciar locais para serem depositados os lixos.
· EQUIPE DE COZINHA
Essa equipe deve ser cuidadosamente escolhida. Não deve chefiar a cozinha alguém que não tenha experiência. Uma boa comida é fundamental para o sucesso e a satisfação dos acampantes. A comida é uma daquelas coisas que ninguém esquece num acampamento. Havendo disponibilidade, deve-se contratar alguém que tenha muita experiência em restaurantes, o que facilitará a escolha do cardápio e a elaboração dos alimentos. Não deve ser usado alimentos com carne em acampamentos cristãos. Deve-se estabelecer um cardápio balanceado. Você pode usar:
Jantar: Sopa de legumes; pão; torradas; cevada com leite; frutas; sanduíche natural; suco; sopa doce; bolo; bolacha; leite com chocolate; pizza; iogurte natural; salada de frutas; torta salgada; biscoitos; pastel; vitamina; cachorro quente; pão de queijo.
Desjejum: Cevada com leite; pão com margarina; fruta; mingau de aveia; leite com chocolate; pão com molho salgado; mingau de fubá com coco; chá; leite; biscoito; pão integral; suco de laranja, abacaxi, caju, maracujá, acerola, goiaba, uva ; bolo de cenoura, chocolate; patê de ricota, beringela; sucrilhos; granola; doce de leite; coalhada; ricota temperada.
Almoço: Arroz; feijão; assado de triguilho; salada de pepino, tomate com cebola, cenoura cozida, beterraba cozida, repolho, vagem, rabanete, maionese de batata, mista, soja, escarola, acelga, grão de bico, tabule; Hambúrguer de PTS; farofa; arroz a grega; refogado de glúten; macarronada; kibe vegetariano; Strogonof de glúten; bócolis refogado; lazanha; assado de legumes; lentilha; macarronada alho e óleo e bolonhesa; arroz integral.
Sobremesa: Flan; sagu; Arroz doce; Gelatina com creme; Pêssego em calda; Goiabada.
· EQUIPE DE MONITORES
Esta equipe deve ser formada por pessoas que são aceitas e ouvidas pelo grupo. Suas principais funções são manter a ordem nos horários das programações; estimular a participação dos acampantes, não deixando-os ficar em atividades paralelas; manter o silêncio após o horário para dormir e manter os namorados dentro dos princípios cristãos.
· EQUIPE DE SEGURANÇA
Forme uma boa equipe de segurança. Ela deverá manter a segurança do local, evitando assim que o acampamento fique desprotegido durante o dia e durante a noite. A segurança deve ser feito em forma de rodízio. O ideal é a cada 2 ou 3 horas haver um revezamento. Se houver mulher na segurança, ela deve ser escalada para atividades diurnas, e nunca deve ser colocada para fazer ronda noturna com rapazes. Esse equipe deve ser chefiada por alguém que tenha experiência em segurança.
· EQUIPE MÉDICA
Um bom acampamento não deve funcionar sem a presença de uma barraca para atendimento médico. É muito perigoso realizar algum acampamento sem a presença de um médico devidamente equipado com medicamentos para primeiros socorros. Também a disposição do posto médico sempre deverá ter um carro ou dependendo do tamanho do acampamento uma ambulância. Também é importante se fazer um contato prévio com o hospital mais próximo para casos de emergência.
Se não houver nenhum médico do grupo, é importante que seja contratado e pago os seus honorários. Isso dará mais segurança a todos. Quanto aos medicamentos segue abaixo uma lista sugestiva básica que não deveria faltar:
· Caladryl (creme);
· Hidrafix (soro);
· Novalgina (gotas);
· AAS – adulto e infantil;
· Dôrico (gotas);
· Cataflan – 50mg (comprimidos);
· Buscopan (gotas, comprimidos e injetável);
· Voltaren (comprimidos e injetável);
· Adrenalina (inetável);
· Lasix (injetável);
· Plasil (injetável e gotas);
· Imosec (comprimidos);
· Colestase (comprimidos);
· Isordil (comprimidos);
· Colírio – Lerin (ocular);
· Oncilom A.M.;
· Glicose à 50% (ampolas);
· KC1 (ampolas)
· Otoxyladose (ouvido);
· Fenergan (gotas, solução e injetável).
· EQUIPE DE INFRA-ESTRUTURA
É de responsabilidade desta equipe: Dividir as diferentes áreas do acampamento; construir chuveiros e sanitários se for necessário; providenciar água no acampamento; verificar a rede elétrica e disponibilizar tomadas para serem usadas; montar o palco e fixar o painel. É necessário manter durante o acampamento pessoas a disposição em caso de necessidade.
· EQUIPE DE TRANSPORTE
É responsável pelo transporte de todos os materiais para o acampamento, bem como, providenciar o aluguel do ônibus para que todos os acampantes cheguem juntos no local.
· EQUIPE DE SECRETARIA
Esta equipe desenvolve uma importante atividade na preparação e desenvolvimento do acampamento. Ela prepara todos os formulários para as atividades espirituais, sociais e recreativas; mantém o registro das pontuações das equipes em dia; prepara a ficha de inscrição do acampamento com todas as informações e é responsável pelo recebimento e controle das mesmas; prepara os crachás de identificação de cada acampante; na chegada, todas as coletâneas e materiais informativos são distribuídas por essa equipe.
· EQUIPE DE FINANÇAS
Prepara com antecedência um orçamento detalhado de todas as despesas do acampamento. Controla com o(a) tesoureiro(a) da igreja todas as entradas e saídas para o acampamento. Ao final do acampamento presta um relatório a comissão organizadora e a igreja.
Modelo de orçamento:
Planeje bem tudo o que vai gastar, e nunca gaste mais do que arrecadou.
Receitas
Inscrições R$______________
Patrocínios R$______________
Doação da igreja R$______________
Outros_____________ R$______________
Total de entradas R$______________
Despesas
Aluguel da área R$______________
Transporte de materiais R$______________
Infra estrutura no local R$______________
Convidados R$______________
Aluguel de rádios R$______________
Serviços gráficos R$______________
Painel R$______________
Mão de obra R$______________
Aluguel de som R$______________
Aluguel de equipamentos R$______________
Materiais esportivos R$______________
Alimentação R$______________
Cozinheiras R$______________
Brindes R$______________
Posto médico R$______________
Emergências R$_______________
Outros R$_______________
TOTAL DE DESPESAS R$_______________
10 comentários:
Fiquei extremamente abençoado pelas a sinformações contidas neste relato, acerca de "acampamento." Defini como salutar, segura e bem elaborada para a realização deste impreendimento. Estou pensando em editar o nosso primeiro acampamento em nossa igreja que venha envolver os jovens da nossa igreja, assim como também, de outros ministérios. Grato e se em particular fosse me enviada outras sugestões, talvez, mais específica para um proporção menor de acampamento. Obrigado e fiquem na Paz de Cristo.
Realmente as informações contidas neste comentário serão muito úteis ao meu ministério. Estou pensando em organizar um acampamento para as meninas de minha igreja e ,com certeza, estas informações contribuirão para o êxito deste evento. Que Deus abençoe ricamente suas vidas para que continuem abençoando a vida de outras pessoas também. Fiquem na Paz de CRisto.
Parabéns meu irmão, suas informações são extremamente valiosas! Deus Abençoe
Pocha.. fiquei muito satisfeito com essas enformaçoes, por favor teria como me add no MSN para mais enformaçoes que precisar?
francis_drums2@hotmail.com
desd já Agradeço!!
a PAz!!!
att; Francis
Parabens pelas orientações. Preciso agora descobrir como fazer o calculo por pessoa das comidas! Deus abençõe!
nossa vocês me ajudaram demais pois eu tinha um trabalho na academis dee lider para fazer e nem sabia por onde começar pesquisei tanto mas apartir do de vcs eu conseguir elaborar minha atividade de lider que deus abencoe mais e mais a vida de vocês
Amei essas informações e isso muito me ajudou a preparar um acampamento para meus adolescentes. Obrigada irmãos por essa contribuição valiosa para o Reino de Deus
Olá... Parabéns pelo post.
Estava procurado por informações sobre acampamento e seu artigo é bem completo.
Excelente material. Parabéns pela iniciativa. Com certeza, muitas pessoas serão abençoadas com essa postagem, assim como eu.
Olá queridos irmãos Desbravadores do Brasil e do Mundo!!!
TEnho uma lugar maravilhoso em Salesópolis-SP, 130km de São Paulo Capital.
Chamado Sítio Toca da Onça Acampamentos:
https://www.facebook.com/sitiotocadaoncaacampamentos/
São muito bem-vindos realizarem acampamentos em nosso local... Aguardo vocês...
Eliel Bragatti.
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