você conhece os desbravadores?

O Clube de Desbravadores é um organização internacional presente em 160 países, com mais de 2 mihões de participantes, que desenvolvem atividades relacionadas ao seu crescimento físico, mental e espiritual. Esse blog tem o objetivo de divulgar suas atividades na Região do Cariri - Ceará.

1.25.2007

HISTÓRIA DOS DESBRAVADORES NO CARIRI




O Clube de DESBRAVADORES é uma ORGANIZAÇÃO EDUCATIVA da Igreja Adventista do Sétimo Dia para CRIANÇAS E ADOLESCENTES de 10 a 15 anos. Os Desbravadores estão presentes em 200 países, com 2 milhões de membros, formando quase 100.000 clubes, sem distinção de raça, cor, crença ou situação social.

O Programa surgiu nos Estados Unidos na década de quarenta quando centenas de jovens eram envolvidos em acampamentos de verão. Até que um dia a mãe de um jovem perguntou ao americano Jonhn Hancock se o acampamento não poderia durar o ano todo. Ao perguntar porque ela respondeu que seu filho havia voltado do acampamento com o brilho do céu nos olhos. Jonh Hancock se convenceu que o trabalho com os jovens realizado nas férias deveria ser semanal. Em 1946 ele desenhou o triângulo que ainda é usado como símbolo oficial e organizou o clube de Desbravadores em escolas e igrejas. Em 1950 a Igreja Adventista autorizou o funcionamento do clube a nível mundial.

Na Região do Cariri o programa foi implantado no ano 2.000, por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil. Os jovens desse importante oásis natural descobriram a alegria de serem desbravadores. Atualmente o Cariri tem o maior número de clubes do interior do Estado do Ceará. São eles Guardiões do Vale, no bairro Casas Populares; Cristal, na Vila Fátima; Águia de Ouro, no Pio XII; Kratos, no Crato, Ônix, em Missão Velha, Alfa, em Milagres, Planeta Azul e Rocha dos Séculos, em Potengi; Nascente do Oeste, em Araripe e Guerreiros do Órion, em Campos Sales. No total já existem cerca de 500 desbravadores no Cariri.

Uma importante conquista esse ano foi a implantação do Clube de Aventureiros - programa internacional de lazer e atividades para as crianças de 6 a 9 anos, passo preparatório para aqueles que desejam ser desbravadores. No bairro Pio XII temos o Clube de Aventureiros Pequenas Estrelas; Nas Populares O Clube Pequenos Guardiões e no João Cabral os Aventureiros da Paz. Ao todo já temos quase 100 aventureiros em Juazeiro do Norte.


Graças ao apoio da Igreja adventista do Sétimo Dia, das autoridades, empresas e comunidade, os Desbravadores mantêm vários projetos permanentes no Cariri. A arrecadação e distribuição de alimentos, a famílias necessitadas; o Projeto Desbravadores na Escola – através do Clube Planeta Azul, mantido como disciplina curricular na EEF Luíza Mendes em Potengi, atendendo 200 alunos; realização de várias oficinas: fabricação de sabão, libras (língua brasileira de sinais, origami, adestramento de cães etc.); visita a casas de apoio e muito mais.

Os Desbravadores resgatam valores esquecidos pela sociedade moderna necessários para a felicidade e sucesso do jovem do terceiro milênio oferecendo:

DISCIPLINA – Patriotismo, bom comportamento e respeito aos pais, idosos, professores, autoridades;
ESPIRITUALIDADE – Respeito a todas as religiões, conhecimento da Bíblia Sagrada e cultivo dos valores cristãos de amor a Deus e ao próximo;
AVENTURA – Acampamentos, caminhadas, excursões, exploração de cavernas, grandes encontros;
AMIZADE – Novos amigos, trabalhos em equipe, sociabilização, esporte;
SERVIÇO – Doação de sangue, campanhas contra drogas e fumo, distribuição de alimentos, conscientização ecológica, limpeza de praças e escolas etc.
APRENDIZADO – 6 classes educativas e 250 cursos – adestramento de cães, informática, primeiros socorros, artesanato, natação etc.
As atividades são realizadas com a máxima segurança, autorização dos pais e presença de adultos comprometidos com o bem estar e integridade dos participantes.


O Clube de DESBRAVADORES tem o objetivo de tornar você jovem um bom filho, aluno e cidadão, contribuindo para seu crescimento físico, intelectual e sócio-espiritual.
SEJA UM DESBRAVADOR!
APRESENTAÇÕES (feitas no desfile 2006, em Juazeiro do Norte-CE)

1ª apresentação - Os Desbravadores mantêm um corpo saudável através de uma correta alimentação, não consomem drogas e ainda praticam esportes tão importantes como a ginástica olímpica. Estão disponíveis ainda vários outras formas de atividade física. O adolescente desde cedo aprende a cuidar do seu corpo evitando o fumo e os vícios tão comuns hoje em dia.

2ª apresentação Os Desbravadores são treinados para evitar situações de emergência; mas caso elas ocorram eles são capacitados a prestar os primeiros socorros tão essenciais para a manutenção da vida das vítimas, enquanto o socorro especializado chega. Nessa rápida demonstração os desbravadores aplicam os cuidados para caso de desmaio usando peças de seu próprio uniforme.

3ª apresentação Em todo o mundo os Desbravadores são conhecidos como amigos da natureza e dos animais. Nessa demonstração vocês podem presenciar o adestramento de cães ensinado no clube como uma ferramenta de integração entre jovens e seus mascotes. Os Desbravadores estão entre os grupos que conscientizam o cuidado dos animais, bem como a preservação da fauna e flora tão essenciais para o futuro das novas gerações.

4ª apresentação - O Clube de Desbravadores também é uma agência que direciona o participante para uma profissão. Nessas apresentações agora vocês podem ver os desbravadores apresentarem um dos cursos oferecido pelo clube, a modelagem e fabricação de sabão e a reciclagem com garrafas de refrigerante. Além de ser uma porta para conseguir recursos o jovem tem o seu tempo livre ocupado em atividades que poderão lhe despertar uma vocação profissional. Atenciosamente,
____
_____________________________________
Coordenador Regional de Desbravadores
RIBAMAR DINIZ


mais informações acesse www.desbravadores.org.br




















1 comentário:

Anónimo disse...

muito bom saber que existe pessoas interressada nos jovens pois eles e futuro de um grande geraçao,parabens a todos da diretoria