você conhece os desbravadores?

O Clube de Desbravadores é um organização internacional presente em 160 países, com mais de 2 mihões de participantes, que desenvolvem atividades relacionadas ao seu crescimento físico, mental e espiritual. Esse blog tem o objetivo de divulgar suas atividades na Região do Cariri - Ceará.

1.26.2007

QUEM SOMOS






O “Clube de Desbravadores” é uma das “atividades de caráter social ligados à EDUCAÇÃO [que] a Igreja Adventista do Sétimo desenvolve... atividade importante... Criado na década de 50... o Clube reúne jovens de 10 a 15 anos e promove uma série de atividades ligadas à natureza e a trabalhos sociais.” (Revista Superinteressante, Rel.2003.pág.51)

Está presente nos 5 continentes, em quase 200 países, com mais de 2 milhões e meio de membros em 100.000 clubes aproximadamente!

Participam juvenis de ambos os sexos, sem distinção de raça, cor, situação social ou credo religioso. Desenvolvem amor a Deus, a Pátria e ao semelhante.

A Região do Cariri compõe a 17ª Região e têm 10 clubes com 400 participantes. É ideal para o Desbravadorismo, pois é cercada pela Chapada do Araripe com sua biodiversidade, fauna e flora riquíssimas, nascentes e balneários naturais, existência de cavernas, fósseis para estudo, áreas para camping e trilhas, locais apropriados para o rapel, pontos turísticos, etc.

O QUE OFERECEMOS?

A palavra original DESBRAVADOR (pathfinder) significa DESCOBRIDOR DE CAMINHOS NOVOS e define a filosofia do Clube – levar os juvenis a trilhar novos e bons caminhos para uma vida útil e feliz. O alvo é o crescimento completo nas áreas física, mental e espiritual, protegendo o adolescente de más influências e proporcionando uma sólida formação de seu caráter.

Cerca de 40% do tempo do jovem até a maioridade é gasto fora do lar e da escola. Como é importante ocupá-lo em atividades construtivas.

O Currículo dos Desbravadores inclui 6 Classes Educativas e 250 Cursos (chamados especialidades)

A Classe Educativa é um conjunto de estudos direcionados para o desenvolvimento completo (enfocando o físico, o intelectual, emocional, social e espiritual). As atividades são adequadas a cada faixa etária e orientam de acordo as necessidades em cada fase da pré-adolescência e adolescência.


Cada especialidade é um curso de valor prático para a vida. Abrangem as áreas Profissionalizantes (informática, serigrafia, corte e costura, radioamadorismo, produção de vídeo); Artes Manuais (artesanato, crochê, ponto cruz, origami, desenho e pintura); Recreativas (natação, ciclismo, ginástica, atletismo, pipas); Ciência e Saúde (primeiros socorros, enfermagem básica, Reanimação Cardio-Pulmonar, Física, Química); Natureza (Fósseis, Ecologia, Geologia, Astronomia, adestramento de cães) e muito mais.

Elas ajudam na escolha da profissão, como falar em público, maior aplicação na escola, elevam a auto-estima, ocupam o tempo de maneira saudável, desenvolvem a organização e a força de vontade.

CONHEÇO E RECOMENDO

A Revista Superinteressante destaca que “as atividades semanais dos desbravadores, que incluem treinamento em primeiros socorros e acampamentos periódicos. Os desbravadores têm aulas de culinária, marcenaria e informática, entre outras, mas há também espaço para esportes como skate e canoagem... Apesar da observância aos princípios bíblicos, os clubes de Desbravadores não são só para adventistas.” (Superinteressante, Rel. 2003. pág. 48)

O Presidente Luís Inácio LULA da Silva incentiva a todos os meninos e meninas “a assimilarem e praticarem os ensinamentos ministrados nas reuniões de rotina do Clube”.(RA. Fevereiro de 2005. pág.23)

O Diário do Nordeste informa que “o Clube de Desbravadores” no Cariri é “um importante trabalho de cunho social junto a crianças e adolescentes... Caminhadas... são realizadas periodicamente e nos encontros o grupo destaca temas diversos como o perigo das drogas, fumo e doenças sexualmente transmissíveis... noções de cidadania e meio ambiente.” (Diário do Nordeste, 14 de julho de 2005)


OBJETIVOS DO CLUBE DE DESBRAVADORES

1. Promover o crescimento físico, social, intelectual e espiritual;
2. Colaborar com os pais na formação do caráter de seus filhos;
3. Capacitar o desbravador a prevenir e agir em situações de emergência (incêndios, acidentes, etc);
4. Ensinar noções de Disciplina, Patriotismo e Cidadania;
5. Motivar a leitura e o interesse nas disciplinas da Escola;
6. Desenvolver a auto-estima, os relacionamentos e boas amizades;
7. Formar líderes para a Sociedade e trabalhar em favor da Comunidade;
8. Conscientizar a conservação da Natureza e meio ambiente para as novas gerações;
9. Implantar hábitos saudáveis, prática de esportes e recreação apropriada;
10. Satisfazer o gosto pela aventura; desenvolver a autoconfiança, a superação e o potencial individual através do ensino de habilidades e atividades em grupo.


PROJETOS DESENVOLVIDOS (2005)

Participação no III Campori Sul-Americano de Desbravadores (Paraná-20.000 participantes)

I Exposição no Cariri Shoping (1500 visitas)

Projeto “Desbravadores na Escola” (Potengi-200 jovens beneficiados)

Limpeza de praças públicas

Doação de sangue

Formação da Fanfarra

Desfiles (Juazeiro, Potengi, Araripe, C.Sales)

I Campori Regional de Desbravadores (250 participantes)

Pintura da EEF José Pinheiro da Silva

Entrega de cestas básicas (Palmeirinha-20 famílias beneficiadas)

Conscientização contra a Dengue (Juazeiro – 4000 pessoas beneficiadas)

Seção na Câmara dos Vereadores (Potengi e C.Sales)

Excursões (Nova Olinda, Santana do Cariri, Fortaleza)

Desenvolvimento de Cursos (natação, modelagem em sabão, origami, libras)

Parcerias com o Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e Prefeituras.
_____________________________________________

RIBAMAR DINIZ, coordenador da 17ª região - mcn






Sem comentários: