você conhece os desbravadores?

O Clube de Desbravadores é um organização internacional presente em 160 países, com mais de 2 mihões de participantes, que desenvolvem atividades relacionadas ao seu crescimento físico, mental e espiritual. Esse blog tem o objetivo de divulgar suas atividades na Região do Cariri - Ceará.

1.23.2007

VOCÊ (ainda) TOMA CAFÉ?

VOCÊ (ainda) TOMA CAFÉ?
Aquilo que é prejudicial à saúde também o é em pequenas doses

“Nos últimos 20 anos, vários estudos, sobretudo europeus, concluíram que o hábito de beber café muito forte pode aumentar significativamente os níveis de colesterol”

Uma análise canadense verificou que mulheres grávidas que consumiam cafeína equivalente a duas xícaras de café por dia apresentaram um número de 36% maior de abortos do que as mulheres que bebiam uma quantidade menor.

Existe relação entre café e câncer de bexiga. A revisão de dez estudos europeus comprovou que o risco maior está nos viciados em café (dez xícaras ou mais por dia);

A cafeína é um estimulante presente no café e causa dependência. “Chá preto, mate, chimarrão, tereré, guaraná em pó e um grande número de refrigerante são outras fontes de cafeína.” (Revista Adventista agosto de 2001, pág.14)

Mulheres grávidas, com chances de engravidar ou lactentes se tomam mais de duas xícaras por dia podem abortar ou ter um lactente irrequieto;

Quem sofre de azia, ansiedade e nódulos fibrocísticos nos seios pode sentir-se melhor com a diminuição do consumo de café;
O café pode deixar a pessoa agitada e com dificuldade para dormir. “Se você se pegar virando na cama sem dormir, diminua a quantidade de café, chá, refrigerantes à base de cola e bebidas alcoólicas.” A falta de sono pode deixar reflexos lentos (causando muitos acidentes) falhas de concentração (atrapalhando os estudos) anuviar a mente (desmotivando o estudo da Bíblia e oração) e pode afetar o sistema imunológico (comprometendo a saúde);

Alimentos torrados geralmente não apresentam nutrientes devido ao processo de queima. Note que o amendoim por exemplo é apenas tostado.

Ó hábito de tomar café normalmente torna-se um vício. Os vícios privam o cristão de seu mais precioso direito: a liberdade.
No voto batismal aceitamos “que o corpo é o templo do Espírito Santo, e que é seu dever honrar a Deus cuidando do mesmo, evitando o uso daquilo que é prejudicial” (entre eles o café é claro) (Manual da Igreja pág. 33) e adotou a doutrina “Conduta Cristã” segundo a qual “para que o Espírito recrie em nós o caráter de nosso Senhor, devemos cuidar dele inteligentemente... devemos adotar a alimentação mais saudável possível” (Manual da igreja pág. 16 doutrina 21)

A Igreja Adventista do Sétimo Dia mantêm o princípio de que “não vendemos aquilo que não consumimos” (ver I Coríntios 10:33)... Se acreditamos que o café é prejudicial à saúde, não devemos comercializá-lo.” (Revista Adventista janeiro de 2000, pág. 37)
O café e o chocolate são alimentos perigosos para quem sofre de enxaqueca. Podem causar ou acentuar problemas de dor de cabeça. (Idem pág. 14) Ellen White recomenda a abstenção do café e chá (preto) para prevenir dores de cabeça;

Alimentos muito quentes (como normalmente é tomado o café) pode ser prejudicial a saúde (Os campeões São Vegetarianos, pág. 17)

“A longo prazo a cafeína acelera a perda da memória e da capacidade de aprendizado.” (RA, agosto de 2001, pág. 14)

A cafeína provoca ansiedade, agitação, inquietação, insônia, sensação de estar ligado e sintomas somáticos relacionados ao coração e ao tubo digestivo. É comum que... precipite sérias crises em pacientes com esquizofrenia e doença maníaco-depressiva.” – (Current Diagnosis and Treatment/2000, pág. 1.070. (Citado em RA, agosto de 2001, pág. 14)
Substâncias que causam dependência ativam os sistemas de stress, aumentando a quantidade de corticóides e acelerando a perda de neurônios e o envelhecimento do cérebro (Idem pág. 14)

A cafeína por ser estimulante, obriga o cérebro a trabalhar mais intensamente, mesmo que já esteja exausto. Assim, a cafeína aumenta o consumo de glicose pelo cérebro, mas, ao mesmo tempo, diminui a circulação cerebral e diminui a concentração de glicose no sangue. Isso causa um total desarranjo do cérebro. (Annals of Internal Medicine, 15/10/1993, págs. 799 a 804 citado em (RA, agosto de 2001, pág. 14)
Segundo o Doutor Hélnio J. Nogueira as afirmações que aparecem de vez em quando na imprensa e TV “dizendo que o café é bom para ‘desenvolver a inteligência’ e que as crianças deveriam tomar mais café para ter um melhor desempenho escolar” são criminosas. (RA agosto de 2001 pág. 14)

As advertências de Ellen White: “Os que recorrem ao chá [preto, mate] e ao café como estimulantes para o trabalho, experimentarão os maus resultados dessa maneira de proceder em nervos trêmulos e falta de domínio. Nervos cansados necessitam de repouso e tranqüilidade... Se suas forças, porém, continuam a ser incitadas pelo uso de estimulantes, há, quando esse processo é repetido, uma diminuição da força real. Por algum tempo pode realizar-se mais sob o incitamento artificial, mas gradualmente se torna mais difícil suscitar as energias ao ponto desejado, e por fim a natureza exausta não pode mais corresponder.” (Conselhos sobre o regime Alimentar pág.422 “Tomar chá e café é pecado, condescendência prejudicial, que, como outros males, causa dano à alma.” – Idem pág. 425


Referências: Revista Seleções – Reader’s Digest agosto de 2002, págs. 61-63, 119


Ribamar Diniz, Juazeiro do Norte, 25/04/06

2 comentários:

Anónimo disse...

necessario verificar:)

Anónimo disse...

ISSO TUDO É VERDADE